diz a lenda! a historia do batom - Descrevendo Nuvens
04 • set • 2013
outros category image
Jess Ribeiro

diz a lenda! a historia do batom

Ta ai uma coisa que não sai da nossa boca, o batom haha, ta não teve graça. =/
Ai alguém sabe de onde surgiu o batom ? foi a bem mais tempo do que vocês imaginam na curiosidade de hoje vamos falar um pouquinho de onde surgiu essa coisa linda que todas nos mulheres  amamos .

O batom surgiu no Egito, com Cleópatra. A rainha egípcia, Nefertite, também era adepta de pintar os lábios. Prova disso, é o busto exposto no Museu de Berlim, que mostra Nefertite usando batom.
No Egito Faraônico, as mulheres usavam “púrpura de Tyr” para pintar os lábios.
No século XIII, um monge de Piza descobriu o carmim de Cochinella, pigmento vermelho insolúvel em água, que deu novos ares ao batom.

Mas foi Rhocopis, um perfumista francês, quem inventou o chamado “bàton serviteur”, um tipo de massa feita de talco, óleo de amêndoas, essências de bergamota e limão, e de cor vermelha, que passou a ser usada por mulheres para colorir a boca.
Inicialmente, o batom era visto como vulgar e usado apenas por atrizes e mulheres da vida. Mas, depois de um tempo, o produto se popularizou e conquistou o público feminino.
O batom ganhou de vez o mundo durante o século XIX. As donas de casa, mulheres de família, só adotaram oficialmente o produto durante a Primeira Guerra Mundial.
Em 1921, foi lançado, em Paris, o primeiro batom em tubo. E em 1930, os estojos de batom se tornaram sucesso de vendas nos Estados Unidos.
Uma curiosidade interessante sobre o batom é que, em 1770, o parlamento inglês proibiu o uso de pigmento nos lábios por achar que o batom era um artifício para seduzir e manipular os homens.
hahahaha 

A prática de colorir os lábios teve sua origem em tempos muito antigos com as prostitutas, dentre a classe, algumas se valiam da cor vermelha nos lábios como sinal da prática de sexo oral, recorrendo sempre a cor vermelha, sexualmente apelativa, pois os lábios enrubescem e provocam estímulo de excitação. Durante toda a historia da humanidade, o batom foi considerado apenas como um instrumento de poder, sedução e manipulação, onde regras frente aos critérios de saúde humana, meio-ambiente e utilização de animais foram adicionadas lentamente.

Na Grécia, no século II, havia lei impedia que as mulheres usassem batom antes do casamento.

Bom mas já nos dias de hoje o batom e algo que não pode faltar nas bolsas das mulheres e algo essencial  em qualquer maquiagem!


Deixar um comentário

Último vídeo

Arquivo calendário

setembro 2013
DSTQQSS
« ago out »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930 

Pinterest

  • 15 modelos de quarto
  • Serendipity - Melina
  • Almofada de pelúcia
  • Dicas para conseguir
  • Interior Designed: B
  • 20-salas-com-sofa-ro
  • Decoração na cor Azu
  • #penteadeira #ideia
  • 1-penteadeiras-que-e
Follow Me on Pinterest

Descrevendo Nuvens - Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2017 - Ilustração por Juliana Rabelo