Resenha: Dom Casmurro! - Descrevendo Nuvens
12 • nov • 2014
textos category image
Joicy Kelly

Resenha: Dom Casmurro!

 Olá amoress!
 Faz um bom tempo já que que eu não venho falar sobre literatura brasileira pra vocês, então hoje eu resolvi fazer uma resenha sobre Dom Casmurro, esse que é um título muito conhecido do consagrado escritor brasileiro Machado de Assis, e digamos que meu favorito!
 Se trata de uma obra realista, publicado no ano de 1990, porém o enredo se passa antes dessa data, Machado de Assis conseguiu de forma simples prender o leitor em um romance incrivelmente detalhado e perturbador, na qual, por fim se deixa uma incógnita, 



 “Bento Santiago, um advogado na casa dos 60, resolve contar sua história em um livro, porém logo de cara, fica claro que ele se refere apenas a uma parte de sua vida, o romance vivido com sua bela vizinha Capitu, que viria a se tornar o grande amor de sua vida.
 Após a morte do primeiro filho, D. Glória , uma mulher muito ligada a igreja, faz uma promessa que seu segundo filho iria para o seminário quando ficasse jovem, essa, com o apoio de seus “agregados” não desiste da promessa, mesmo que com o coração partido por se separar de seu único filho…  porém, na adolescência Bentinho engata o inicio de um relacionamento com Capitu, o que prova de vez que o rapaz não tem vocação alguma pra se tornar padre, porém, após muita insistência, ele aceita fazer a vontade da mãe e vai para um seminário. 
 Lá, ele conhece Escobar que torna se seu melhor amigo, e juntos, os rapazes convencem seus pais a deixa los sair do seminário de vez.
 Bento forma se em direito e se casa com Capitu que esteve lhe esperando desde a adolescência, e Sancha, melhor amiga da moça se casa com Escobar, juntos eles têm uma filha, a qual é chamada de Capituzinha em homenagem a grande amiga. A felicidade fica completa quando nasce Ezequiel, filho de Bento e Capitu!
 Porém uma fatalidade muda todo o rumo da história, Escobar morre em um afogamento, e durante o velório, Bento repara um comportamento estranho na esposa, algo como alguns indícios de adultério, que com o passar do tempo o atormenta cada vez mais o protagonista, ele confirma a traição quando nota a grande semelhança entre Ezequiel e seu falecido amigo, com isso ele separa se de Capitu e a envia para Europa com o filho. 
 Bento vive o resto de seus dias totalmente recluso e fechado, que é da onde faz por merecer o apelido de dom Casmurro, que quer dizer pessoa ranzinza!


 Olhando o contexto parece um livro simples, mas Machado de Assis enriqueceu o livro por completo com detalhes, especialmente sobre Capitu, que era uma mulher estonteante, sexy e se expressava de forma calorosa  pelos “olhos de cigana oblíqua e dissimulada, que o puxava, como um mar de ressaca”  


  Além do mais, o livro deixa um enigma para um leitor curioso e avisado, o único narrador da história era unicamente Bento Santiago, este, que se mostra uma pessoa difícil, desconfiado e muito ciumento, além de ser advogado e saber muito bem argumentar, em alguns momentos, deixa transparecer também um certo transtorno mental, e em momento algum Capitu conta sua “versão da história”, portanto resta a dúvida, será que Capitu traiu mesmo, ou foi apenas uma má interpretação de Bentinho?
  A resposta fica no consciente de cada e leitor, pois infelizmente, nosso adorado Machado não poderá no esclarecer!   
 O livro é de tanto sucesso dentre os adoradores da literatura brasileira, que ganhou um  minissérie da rede Globo, minissérie essa que eu assisti e fiquei fascinada, o que é coisa rara pois eu nunca assisto TV, essa foi a unica minissérie que me puxou pra frente do sofá realmente! Vale a pena conferir!!



Deixar um comentário

2 Respostas para "Resenha: Dom Casmurro!"

Carolina Guio
12-11-2014 @ (14:46)

Eu não sou muito fã de Machado, por mais incrível que ele seja! Sou preguiçosa, rs
Mas essa obra dele realmente é muito linda!
Beijos
http://rabiscosecenas.blogspot.com.br/

Responder


Joicy Kelly - novembro 12th, 2014 em 5:55 pm respondeu:

HAHAHAHAHA,pode não ser fã numa boa que aqui ninguém te critica linda!!! Eu sou suspeita pra falar dessa obra, por que amo demais!! *–*
mega beijos!!!

Responder


Último vídeo

Arquivo calendário

novembro 2014
DSTQQSS
« out dez »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30 

Pinterest

  • 15 modelos de quarto
  • Serendipity - Melina
  • Almofada de pelúcia
  • Dicas para conseguir
  • Interior Designed: B
  • 20-salas-com-sofa-ro
  • Decoração na cor Azu
  • #penteadeira #ideia
  • 1-penteadeiras-que-e
Follow Me on Pinterest

Descrevendo Nuvens - Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2017 - Ilustração por Juliana Rabelo