Vamos falar sobre feminismo! - Descrevendo Nuvens
27 • mar • 2015
textos category image
Joicy Kelly

Vamos falar sobre feminismo!

 Bom, antes de entendermos o feminismo, vamos esclarecer o que é machismo. “O machismo, é um sistema de opressão e dominação, que envolve um conjunto de praticas invasivas e ofensivas ás mulheres, que são consideradas inferiores aos homem. ” Resumidamente, o machismo é aquela velha mania de dizer que lugar de mulher é na cozinha, que mulher não sabe dirigir, que deve necessariamente ser delicada, vaidosa e dona de casa, que não pode ficar com quem quiser, nem fazer o que quiser com seu próprio corpo que já é considerada vulgar, enquanto os homens são garanhões. O machismo na verdade nasce e é alimentado dentro de casa, pelos pais. Sim, aquela mãe que desde criança ensina o filho que isso é de mulher e aquilo é de homem, que aquela ali é pra casar e aquela ali é pra comer (com o perdão do palavreado), que mulher tem que “se dar o respeito”, que deixa o filho homem amanhecer na rua, mas a filha mulher tem que chegar as onze em ponto, entre outras mil atitudes. Essa mãe (ou pai, ou avô, ou avó) estão criando um machista com a mente do tamanho de um caroço de abacate. 
 Porque a mulher não tem que se dar o respeito, o respeito é dela por direito, ela deve ser respeitada independente das escolhas feitas. Ah, e eu também não estou dizendo que você deve enfiar goela abaixo brinquedos cor de rosa no seu filho, estou dizendo que não existe mal nenhum se ele de repente quiser brincar com um, compreende? Não vai afetar na masculinidade da criança, se ele for hétero, ele vai continuar sendo pro resto da vida! 
O homem também é oprimido pelo machismo, pois ele é criado em um sistema em que ele tem que ser uma rocha, tem que ser “macho”, não pode chorar, não pode ser sensível, não pode demonstrar fraqueza, etc!! São pré moldados por uma sociedade machista que quer controlar!  

Mas afinal, o que é feminismo?
 Bom, a não muito tempo atrás, a mulher não tinha direito a escolher seus maridos, nem a votar, nem a ter salários iguais ao do homem apesar de realizarem a mesma função, nem em hipótese alguma ser divorciada, nem solteira por muito tempo, e muito menos mãe solteira! Bom,com toda essa opressão em cima das mulheres, elas começaram a reagir, a mostrar sua força e sua voz, e pra conquistar o direito que temos hoje muitas foram mortas, queimadas, violadas, espancada e etc! Com o passar do tempo surgiu o movimento que chamamos de FEMINISMO, que apesar do nome sugestivo NÃO É O OPOSTO DE MACHISMO. 
 O feminismo é um movimento que luta contra dominação de um gênero sobre outro e promove a igualdade entre os sexos. Um grande erro que existe na humanidade, é pensar que você precisa ser contra uma coisa pra ser a favor da outra, a mulher feminista não está contra o homem, está contra o machismo, fica clara a diferença entra ser contra todo um gênero e ser contra um movimento opressor e dominador? 
 Feminismo é a luta pelo direito da liberdade, pelo direito de usar a roupa que quiser, de não sofrer assédio moral e sexual, de poder caminhar em vias publicas sem ser reduzida, ameaçada, humilhada e intimidada por assediadores!  De exercer a profissão que quiser, de sair e voltar a hora que quiser, de não ser mãe se não quiser ser, de não ser dona de casa se não quiser ser, de não usar maquiagem todos os dias se não quiser, só porque “mulher tem que ser vaidosa e estar sempre bonita”, luta pra que tenhamos total direito em cima do nosso corpo que é a unica coisa que é verdadeiramente nossa e vem sendo monopolizado, julgado, comercializado e questionado todos os dias! 
 Luta, caros senhores, para que o alistamento obrigatório para homens acabe, luta também para que o homem tenha o direito de ter a guarda legal dos filhos na mesma proporção que a mulher tem. 
 Enfim, luta apenas para mostrar que antes de sermos homens e mulheres, somos seres humanos, portanto somos iguais! 
              

Argumentos de sempre:
É comum haver pessoas que não sabem o que é alguma coisa e logo saem julgando e destilando besteiras, aqui vai alguns simples exemplos: 
 -Ah, mas se você acha que pode ser igual, então quero ver capinar um lote inteiro! (sim, já ouvi essa coisa ridícula) 
Bom, eu acho que qualquer pessoa no planeta está ciente que o homem em sua maioria tem muito mais força bruta que a mulher. Mas assim como existe homens que não dão conta de capinar um lote, existe as mulheres que dão conta. A questão é, qual o problema se o homem não fizer e a mulher fizer, e vice versa? A luta não é pra medir força, mas sim pra respeitar se a mulher quiser fazer um trabalho pesado e o homem não, ou vice versa. 
-As mulheres já conseguiram quase tudo que queriam, e agora querem começar a dominar tudo! (Sim, eu to falando da Anitta, desculpem) 
 Pra começo de conversa “quase não é lá” (pitty, sua linda), eu não quero ter direito a quase tudo, eu quero direitos iguais e ponto, não é porque eu ja voto e já conquistei o direito de trabalhar, por exemplo,  que vou acomodar e ver muita coisa pra ser mudada ainda sem fazer nada! E não, não queremos dominar tudo, queremos apenas igualdade! 
-Mas eu ja vi mulheres, mexendo com os homens na rua, por que o homem não pode e a mulher pode?
 Engano seu, é ridículo, invasivo e desrespeitoso do mesmo jeito! A propósito, flertar, olhar e desejar não é o problema, o problema é gritar, humilhar, constranger a pessoa, ok? Ok.
-Tem mulher que gosta que mexam na rua, olha pra trás e até da uma risadinha! 
 Já parou pra pensar que ela pode tá rindo de você, e não pra você? Bom, existe sim as que gostam, mas isso não quer dizer que todas gostam, então por via das duvidas, não seja um ogro, obrigada. 
-É feminista até ter que pagar a conta!
 Não, sério, pior argumento! Se a garota trabalha, é independente e tá com dinheiro, não existe problema nenhum em dividir a conta! Alias, não existe regra, paga quem tem grana, apenas isso! As vezes a pessoa convida (seja ela homem ou mulher) e se habilita a pagar a conta, que mal há? Nunca confunda cavalheirismo com machismo, até porque cavalheirismo pode ser realizado por qualquer gênero, duvidas? Consulte um dicionário Aqui
               
Vamos as estatísticas :
       No período de 2005 a 2012, foram registrado apenas no estado de São Paulo, 53.000  casos de estupros, ou seja, 128 pessoas estupradas a cada 100.000 habitantes, e eu nem preciso dizer que a maioria dessas vítimas são mulheres né? Em 2013, o Ipea realizou um estudo que dizia respeito a culpabilizar as vítimas de estupro, vamos ver o resultado?

Gráfico retirado do site da UOL.

          Bom, como podem perceber, a maioria acha que a culpa do estrupo é da vítima, a maioria acha que o comportamento e a roupa explica os atentados, e ainda afirmam que “quem usa roupa curta merece ser estuprada”, merece, sério? 
       A minha opinião a respeito disso, é que quem deveria sentir vergonha e lutar contra é o próprio homem, pois essa pesquisa da a entender que o homem é um animal insaciável, que não consegue controlar seus instintos sexuais e que vão te agarrar e te estuprar se você estiver usando roupas curtas, é como se você tivesse que se proteger pois a fera homem está a solta. Sabemos bem que não é isso, mas é o que parece quando quando se lê essas estatísticas.
         A propósito, isso é só no Brasil, em países como a África, esses dados são ainda maiores, e em países da Africa e Ásia, existem garotas morrendo apenas por lutar pelo direito de estudar!! E você tem coragem de dizer que a luta feminista não tem sentido e é desnecessária? Você é capaz de dizer que nos dias de hoje a mulher não mais é oprimida? Tem coragem de dizer que estamos nos vitimizando? Pense com coerência… 
   
         Então vamos concluir?
        Bom, eu já falei demais e ainda teria muito pra falar, mas acho que deu pra resumir bem o que é o tão polêmico feminismo, existe um pensamento muito limitado sobre o assunto, e eu vejo as pessoas confundindo feminismo com sexismo diariamente! E é apenas umas questão de procurar saber mais a respeito, é bem simples e fácil de entender! 
        Não é um movimento extremista, apenas como qualquer outro movimento, existe o seguidores extremistas!Existem, claro, as que se julgam feminista e destilam ódio pelo sexo masculino, mas ela não está sendo feminista, está apenas sento ridícula generalizando assim, e não deve ser levado em conta.  Nem toda feminista sai sem blusa protestando, nem toda feminista não se depila, nem toda feminista é revoltada! Mas, se elas querem sair sem blusa protestando, se não estão afim de se depilar e fazer chapinha, isso cabe unica e exclusivamente a elas, pois são donas do seu corpo e das suas escolhas, isso é o feminismo, não é porque eu não faço, que devo querer que ninguém mais faça! 
        A grande questão é que os homens devem ser ensinados a nos respeitar, não nós sermos ensinadas a temermos, nosso corpo não deve ser visto como um convite, nossos gêneros não devem intitular nossas capacidades e afins! 
        Qualquer pessoa pode ser feminista, independente do gênero, se você acha que não deve haver dominação de um gênero sobre o outro, e que todos os direitos devem ser iguais, então meu caro, dá cá um abraço!      

     Bom gente, por hoje é isso! Espero ter esclarecido algumas coisas… Duvidas, criticas e opiniões? Fiquem a vontade pra comentar!! 

                                                                          



Deixar um comentário

19 Respostas para "Vamos falar sobre feminismo!"

Bia Martins
27-03-2015 @ (17:33)

Adorei esse post! As pessoas ainda não entendem bem o significado do feminismo e os homens acham que esse luta é só nossa e não da sociedade inteira, né? Ainda temos um longo caminho pela frente.

belatriz.info

Responder


Joicy Kelly - março 27th, 2015 em 7:29 pm respondeu:

Pois é, é complicado porque por mais que você tenta explicar que só quer igualdade, muitos ainda insistem em pensar que queremos ser mais, melhor e dominar tudo!! Isso é sexismo, isso não representa o movimento feminino!!

Responder


Fernanda Fonseca
27-03-2015 @ (18:10)

Adorei o post, sou a favor dos direitos das mulheres!! Bom texto!

http://mepassaesseriimel.blogspot.com.br/

Responder


Joicy Kelly - março 27th, 2015 em 7:30 pm respondeu:

Obrigada!! Somos a favor de direitos iguais, independente de gêneros, somos seres humanos!

Responder


Anna Lê
27-03-2015 @ (18:49)

Menina, parabéns !

Acho que nunca tinha lido um texto tão bom sobre isso em um Blog.

Adorei !

Beijoo !

| O Blog Que Não é Blog |

| Sorteios Na Web |

| Cadastre-se no Egrana |

Responder


Joicy Kelly - março 27th, 2015 em 7:31 pm respondeu:

Poxa obrigada! Eu tentei fazer o melhor pra explicar de forma simples o que é na verdade!

Responder


Janaína Santos
27-03-2015 @ (19:45)

Muito bom seu post e seu texto, gostei muito!
Beijos
Jana Makes Esmaltes e Cia

Responder


Joicy Kelly - março 27th, 2015 em 10:53 pm respondeu:

Obrigada!! E obrigada pela visita!!

Responder


Myllena Amaral
27-03-2015 @ (23:30)

Adorei o post, seu texto foi muito bom e bem claro, tem gente que ainda não entende isso :/

http://www.quasedezesseis.com/

Responder


Joicy Kelly - março 28th, 2015 em 9:30 pm respondeu:

Pois é, mas a gente ta tentando ajudar a entender!! Obrigada pela visita!!

Responder


Raah
28-03-2015 @ (01:06)

Adorei o texto , super explicativo =)
Bjs
Aquarela Pink

Responder


Joicy Kelly - março 28th, 2015 em 9:30 pm respondeu:

Obrigada!!! Que bom que gostou…

Responder


Thaiane e Thalita
28-03-2015 @ (19:54)

Gostamos muito do texto, ainda não tínhamos lido um texto tão explicado como o seu sobre o feminismo, temos que ser a favor de direitos iguais para todas nós e respeitar uns ao outros independente de gênero.

Beijos

http://www.onlyinspirations.blogspot.com.br/

Responder


Joicy Kelly - março 28th, 2015 em 9:31 pm respondeu:

Isso ai!! Muito obrigada lindas…
Beijos

Responder


Samara Ferreira
28-03-2015 @ (20:15)

Oi Joicy! Sou contra a dominação de qualquer pessoa, sou a favor do respeito mútuo. No entanto como cristã sei que o homem é o protetor da casa, da família e a mulher cuida da casa e da família, não estou falando isso no sentido de ser doméstica, mas cuidar mesmo. Segundo a Bíblia o homem tem o seu lugar e a mulher também, ela não é coadjuvante. Segundo a Bíblia a mulher realmente tem que ser submissa ao homem, e isso não é algo ruim ou humilhante, porque não é a submissão de limpar o chão que o cara passa, mas de respeitar e honrar seu parceiro. Acho incrível as conquistas feitas pelas mulheres e usufruo delas, mas sou contra elas tomarem o lugar que é do homem, não estou falando na questão de emprego ou melhores salários. Sou contra o feminismo e o machismo pois sou a favor do que a Bíblia diz.

Bjs, rasgadojeans.blogspot.com

Responder


Joicy Kelly - março 28th, 2015 em 9:29 pm respondeu:

Entendi Samara,se é o modo de vida que te faz feliz, então é totalmente válido! Eu acho que a partir do momento que uma coisa te faz feliz, ela não deve ser questionada! E no fundo o feminismo acaba sendo um pouco isso, te respeitar e apoiar seja qual for sua opção! Pois pensa, você é cristã e esse é seu modo de pensar, mas outra pode não ser e tem um pensamento diferente, eu acho que o ideal é quando ninguém tenta te forçar a ter a mesma opinião que elas, e nos tornamos todos iguais em cima das nossas diferenças!! Afinal, cada um busca a sua felicidade, o seu modo de pensar por ser tradicional é mais aceito, mas tem muitas garotas que se sentem presas assim, então acho o movimento válido pra que elas também tenham o direito de procurar sua felicidade sem serem questionadas!!
Muito obrigada pela visita, e por deixar o seu ponto de vista, é muito importante pra gente!! Grande abraço…

Responder


.lívia.
30-03-2015 @ (12:31)

adorei o texto, temos que ser feministas sim! e isso nao significa que somos lesbicas e peludas, mas que lutamos pelos nossos direitos!

http://www.tofucolorido.com.br
http://www.facebook.com/blogtofucolorido

Responder


Joicy Kelly - março 30th, 2015 em 2:30 pm respondeu:

Exatamente!

Responder


Último vídeo

Arquivo calendário

março 2015
DSTQQSS
« fev abr »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031 

Pinterest

  • 15 modelos de quarto
  • Serendipity - Melina
  • Almofada de pelúcia
  • Dicas para conseguir
  • Interior Designed: B
  • 20-salas-com-sofa-ro
  • Decoração na cor Azu
  • #penteadeira #ideia
  • 1-penteadeiras-que-e
Follow Me on Pinterest

Descrevendo Nuvens - Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2017 - Ilustração por Juliana Rabelo