Corpo perfeito e transtornos alimentares! - Descrevendo Nuvens
05 • maio • 2015
textos category image
Jess Ribeiro

Corpo perfeito e transtornos alimentares!

Tá ai um assunto que eu sou suspeita de falar, nos meus 14 anos cheguei a pesar menos 30kg porque me achava gorda. Decidi falar aqui nesse post porque vai ser um meio de desabafar tudo que eu to sentindo e acreditem quem já teve algum transtorno alimentar como anorexia ou bulimia dificilmente consegue manter a ”consciência” sempre boa com o pensamento de: – Eu estou bem do jeito que estou! 

Vou contar uma historia de como aconteceu isso:
Um belo dia, ou não tão belo assim, eu acordei e olhei no espelho até ai tudo bem naquela época eu não me importava do jeito que eu estava tanto faz estar magra, bonita e bem arrumada alias nós dias de hoje eu até tenho vaidade mais nem é tanto como era antigamente ( quando começou o transtorno alimentar) louca para ser bem magrinha. Eu pesava um pouco mais de que 40kg e perder mais de 10kg não foi nada fácil, eu nunca cheguei a pedir para minha mãe que queria fazer academia para emagrecer nem nada disso, acho que nem se passo na minha cabeça fazer academia naquela época, me lembro bem de recusar a comer coisas que eu sou apaixonada como batata frita por exemplo, e se eu comia era uma colherzinha de comida só para enganar o estomago, cara isso foi ficando pior! eu cada vez mais ficava sem comer, eu queria ficar magrinha igual uma celebridade que eu amo e acabei ficando e acabei ficando com a mesma doença que essa celebridade tinha a anorexia. Cada dia que se passava eu ficava mais magra, e mais magra eu lembro bem que essa doença meche tanto com a gente que eu me sentia bem por estar muito magra. Passou um tempo, minha mãe viu que a minha situação não era uma brincadeirinha de uma pre-adolescente e sim uma doença eu não cheguei a ficar internada quase a beira da morte mais lembro de tomar remédio e comer diversas comidas ruins ( como figado! quem gosta desculpa eu sinto nojo. ECA!) para me recuperar e isso demoro ANOS e tenho medo até hoje de eu passar por tudo que eu passei porque não foi fácil. Resumi o que eu passei não quero que nenhuma das minhas leitoras passem por isso, se estão entrando nesse caminho saibam que sozinhas vocês não saem dessa, precisam de ajuda, urgentemente e o primeiro passo e saber que estar doente e reconhecer isso! 

Explicando os transtornos alimentares:

*Anorexia Nervosa:  é caracterizada pela perda de peso intensa e intencional por meio de  dietas extremamente rigorosas. A pessoa busca a magreza de uma forma “obsessiva” chegando a negar a sua fome. Por mais que digam a ela que está magra, a pessoa não enxerga isso, pois a sua imagem corporal é distorcida. ( o que eu tinha)
*Bulimia Nervosa: diferente da anorexia nervosa, a pessoa não nega a sua fome, pelo contrário, ingere uma grande quantidade de alimento de forma descontrolada, tendo a sensação de perda de controle (por exemplo, senta no sofá e come quatro caixas de bombom mesmo sem estar com tanta fome). Apesar de comer compulsivamente, a preocupação excessiva com o peso e com a sua imagem corporal fazem com que o bulímico passe a encontrar formas de compensar a comilança como o vômito induzido, uso de medicamentos (laxantes, diuréticos e inibidores de apetite), dietas (por exemplo, come muito e depois fica um bom tempo sem comer) e exercícios físicos (come, come, come, come e depois passa horas, horas e horas fazendo exercícios para aliviar a culpa).
*Ortorexia Nervosa: nesse caso, a preocupação não está na quantidade de alimentos ou no peso corporal e sim com a qualidade dos alimentos consumidos. A pessoa passa a ter uma preocupação exagerada com a sua saúde, “cuidando” descontroladamente daquilo que irá consumir. Como considera a sua conduta saudável, a pessoa dificulta o diagnóstico do seu transtorno.
Além dos transtornos alimentares há também um distúrbio que tem sido muito pesquisado:
*Vigorexia: esse é um distúrbio da imagem corporal em que a pessoa tem a preocupação de não ser suficientemente forte/musculoso em todas as partes do corpo. Isso faz com que ela passe tempo demais na academia fazendo exercícios para ganhar massa (sem fazer exercícios aeróbicos por temer perder massa), pois mesmo apresentando a musculatura desenvolvida acima da média se descreve e se enxerga como “fraco e pequeno”.
Se você por acaso se identificou com algum desses transtornos (ou identificou algum amigo/parente) é importante procurar ajuda médica e psicológica, pois são coisas sérias com riscos gravíssimos.
Algumas dicas para ter o corpo saudável e super fácil basta não ter preguiça:
  • Beba água, muita água! Pelo menos 2 litros por dia
  • Não passe fome!!!! Se você ficar muito tempo sem comer o organismo começa a armazenar gordura para tentar funcionar adequadamente!
  • Frutas são sempre uma boa ideia
  • Seja amigo dos vegetais e  dos legumes. Sem eles o seu intestino não vai funcionar e isso não é nada agradável!
  • Não seja tão amigo (se possível, nem seja amigo) das frituras! Prefira alimentos assados 
  • Exercícios físicos são extremamente importantes para o bem estar físico e mental
São poucas as dicas mais são infalíveis!  Eu não tenho um corpo saudável acho que nem meu professor de academia tem, mais tentar deixar o máximo saudável possível não custa nada.


Deixar um comentário

10 Respostas para "Corpo perfeito e transtornos alimentares!"

Lolla Camelo
05-05-2015 @ (14:22)

Eu até escrevi um texto sobre isso no meu blog. Eu já passei pela anorexia nervosa, porquê não gostava de me olhar no espelho e sempre me sentia feia. Eu acho engraçado que hoje tanto eu quanto você podemos dar algumas dicas de como sair disso, mas na época em que eu passei por isso foi tão mais díficil porquê ainda era uma doença que o pessoal achava que só acontecia com quem a familia era desestruturada. Graças a Deus eu consegui sair dessa e hoje consigo ajudar as pessoas que estão por perto, porquê na época em que passei por isso tudo que eu queria ouvir era " eu sei o que você está passando", por esse motivo hoje sempre que eu vejo alguém com esses sintomas eu faço questão de conversar haha banco a louca mesmo não conhecendo essa pessoa.
Enfim, ótimo post, as pessoas tem que saber que brigar com a balança pode se tornar algo muito sério.

Beijos,
rodoviadezenove.blogspot.com.br

Responder


Jessica Ribeiro - maio 6th, 2015 em 12:02 am respondeu:

o que eu acho muito difícil era o preconceito que eu sofria na epoca pessoas me chamando de fresca mas na verdade eu estava muito doente. Fico feliz que tanto eu quanto você tenha saído dessa e hoje conseguimos conversar com pessoas que quase entram nessa.

Responder


Jackeline Nuit
06-05-2015 @ (03:56)

gostei das dicas e do assunto, com a midia em cima as pessoas cedem a pressao para ter corpo bonito e exageram, isso vem acompanhado de muita dor e a pessoa que nao come geralmente esta triste é preciso amizades e amor… gostei do post 🙂

http://www.jacknuit.com.br/

Responder


Jessica Ribeiro - maio 6th, 2015 em 12:54 pm respondeu:

isso é verdade. Que bom que você gostou do post.

Responder


Camila
06-05-2015 @ (06:48)

Olá Je!, achei muito bonito da sua parte compartilhar um pouco da sua historia para ajudar as pessoas que passam por esses problemas.
Você é linda é não precisa disso viu!
Beijokas da Carol e da Camila :*
http://www.vamospapear.com

Responder


Jessica Ribeiro - maio 6th, 2015 em 1:00 pm respondeu:

Obrigada!

Responder


Raah
06-05-2015 @ (11:07)

Bom eu nunca fui magrinha , sempre foi o contrário eu sempre fui gordinha , quando comecei a ser modelo quase fiquei doente , me sentia muito gorda e quase não comia , fora que quando estou nervosa ou ansiosa não consigo comer nada , então juntava tudo e quase fiquei doente , quando percebi isso parei com a minha carreira e consegui voltar ao "normal" e comer direito =)
Bjs
Aquarela Pink

Responder


Jessica Ribeiro - maio 6th, 2015 em 1:03 pm respondeu:

isso é muito bom! Fico feliz que você esteja bem agora.

Responder


Vick Silva
12-05-2015 @ (15:57)

Eu sofro demais com meu corpo, sou muito magra e isso as vezes acaba me atrapalhando. Já até tentei fazer dieta de engorde mas não adiantou muita coisa. Mas estou feliz que estou conseguindo manter meu peso equilibrado, fazer várias refeições ao dia me ajuda muito.
Estou amando seu blog Jess <3

Responder


Jessica Ribeiro - maio 25th, 2015 em 12:56 am respondeu:

obrigada Vick <3
E fico muito feliz em saber que você está se amando cada vez mais e que já esta conseguindo manter o peso correto!

Responder


Último vídeo

Arquivo calendário

maio 2015
DSTQQSS
« abr jun »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31 

Pinterest

  • Como usar a sua park
  • Como usar veludo? Ca
  • 17991117_10911554143
  • Parece que 2016 foi
  • laura stone jeans e
  • butterfly tattoo / f
  • What insect is more
  • Preto Ombro Tatuagem
  • Veja nossa seleção c
Follow Me on Pinterest

Descrevendo Nuvens - Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2017 - Ilustração por Juliana Rabelo