Resenha: O mundo de Sofia - Descrevendo Nuvens
21 • dez • 2015
resenhas category image
Jess Ribeiro

Resenha: O mundo de Sofia

O mundo de sofia - Descrevendo Nuvens

O mundo de Sofia me surpreendeu bastante no começo do livro a leitura me parecia ser bem chatinha com aquele toque romântico que eu não sou muito fã porém depois de um certo tempo de leitura meu conceito foi mudando. O livro trata das principais perguntas filosóficas que fazem: “Quem é você?” “De onde vem o mundo?” “Para onde vamos?” etc.

O livro O mundo de Sofia foi escrito pelo norueguês Jostein Gaarder que nasceu em Oslo, Noruega, estudou línguas e teologia O mundo de Sofia, traduzido para 53 línguas. Gaarder era então professor de filosofia do segundo grau de uma escola local, um dos motivos que o levou a escrever este livro foi o fato de que não encontrou nas livrarias material didático sobre filosofia que fosse, sobretudo, acessível para crianças e adolescentes.

O mundo de sofia - Descrevendo Nuvens

Sinopse: “Cartas anônimas começam a chegar à caixa de correio da menina Sofia. Elas trazem perguntas sobre a existência e o entendimento da realidade. Por meio de um thriller emocionante, Gaarder conta a história da filosofia, dos pré-socráticos aos pós-modernos, de maneira acessível a todas as idades.”

O mundo de sofia - Descrevendo Nuvens

O livro começa quando Sofia começa a receber cartas anonimas quanto está para completar 15 anos em suas cartas está escrito coisas estranhas como: “Quem é você?” “De onde viemos?” e à partir disso ela começa a entrar no mundo da filosofia com um professor chamado Alberto Knox. Os cartões postais vinham do Líbano e Sofia deveria entregá-los para a filha de um major, uma garota chamada Hilde, mesmo ela não tendo a menor ideia de onde encontrá-la.

Seu professor leva Sofia para conhecer os principais filosofo que vai dos pré-socráticos até os filósofos atuais. Alberto mostrará a sua aluna as grandes perguntas que os filósofos vêm fazendo desde o começo da humanidade muitas dessas respostas obviamente são sem respostas mas algumas dessas perguntas faziam Sofia repensar sobre a vida e ver como ela pode ser emocionante. Com o desenrolar da história, Sofia percebe que está envolvida por mistérios muito maiores do que imaginava e que sua aventura ia ser maior do que ela queria e que cabe a ela e seu professor de filosofia tentar responder.

O mundo de sofia - Descrevendo Nuvens

O livro é um romance ótimo para quem quer entrar no mundo da filosofia. A historia é super detalhada e a leitura é fácil de ser compreendida. É possível conhecer e entender as ideias e a história de muitos filósofos: desde Tales de Mileto, Sócrates, Platão e Aristóteles, até Freud. Quando você começa a ler sobre os filósofos nesse livro você vai relembrando as aulas de filosofia da escola e até aprende mais sobre eles.

O mundo de sofia - Descrevendo Nuvens

Bom, o livro é bem grosso tem mais de 500 paginas e vale a pena a leitura. É um livro importantíssimo para quem está querendo entrar no universo filosófico eu recomendo esse livro para pessoas de 15 a 25 anos pois nele mostra os defeitos que apontamos, as qualidades ainda superam em muito estes defeitos, ainda mais porque sua principal qualidade é fazer nos apaixonarmos pelas questões filosóficas, e voltar a nos impressionar com a enorme beleza de estarmos vivos de estarmos bem com a gente mesmo de sabermos quem somos.

O mundo de sofia - Descrevendo Nuvens

Bom espero que tenham gostado da resenha e antes que eu me esqueça obrigada Lais (minha prima) por me emprestar o livro e pelas minhas pesquisas livro também virou um filme mais infelizmente não achei um trailer bom para mostrar para vocês.

Beijinhos 



Deixar um comentário

11 Respostas para "Resenha: O mundo de Sofia"

Gabi
21-12-2015 @ (11:08)

Adorei esse livro na época em que li! Uma pena ter sido em pdf, o que deixou a leitura bem menos divertida do que deveria ser 🙁

Responder


Jess Ribeiro - dezembro 22nd, 2015 em 7:06 pm respondeu:

Vish quando é em PFD é assim mesmo é ruim de ler

Responder


Nathália // Fashion Jacket
22-12-2015 @ (13:15)

Não gosto muito não. Li faz muito tempo e fiquei putissima com o final.

Beijinhos
n. // Fashion Jacket
http://www.fashionjacket.com.br

Responder


Jess Ribeiro - dezembro 22nd, 2015 em 7:07 pm respondeu:

Serio? Que pena que você se decepcionou com o final

Responder


Jana Silva
22-12-2015 @ (20:13)

Já li e achei ele muito enriquecedor, são diversos ensinamentos que temos durante a história, a começar por filósofos que você vê na faculdade e descobre mais sobre eles no livro, Toda leitura é válida se você souber interpretar.

Responder


Jess Ribeiro - dezembro 27th, 2015 em 11:33 pm respondeu:

Ele é realmente muito enriquecedor a historia é bem envolvente e mergulhamos no mundo da filosofia lendo ele.

Responder


Nanda Doria
23-12-2015 @ (01:01)

É aquele típico livro que todo mundo leu na escola, menos eu KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Fiquei com preguiça porque o tema nunca me interessou, e olha que eu amo ler.

http://www.vodkaescarpin.com.br

Responder


Jess Ribeiro - dezembro 27th, 2015 em 11:35 pm respondeu:

HAHAHAHAH ah da preguiça só se ficarmos vendo a quantidade de paginas

Responder


Victoria Franz
26-12-2015 @ (01:23)

Já ouvi falar muito desse livro, principalmente na escola os professores sempre comentavam, mas eu nunca fui atrás pra ler por achar muito grande.
Hoje não tenho mais problema com o tamanho dos livros, inclusive eu adoro ler, vou ver se acho ele por aqui 😉

http://www.meupessegoazul.com.br/

Responder


Jess Ribeiro - dezembro 27th, 2015 em 11:36 pm respondeu:

então era tudo falta de costume tomara que tu ache e leia esse livro vale a pena

Responder


Sara Q.
28-12-2015 @ (08:17)

Quero muito ler esse livro!

http://fiftyshadesofpink.blogs.sapo.pt/

Responder


Último vídeo

Arquivo calendário

dezembro 2015
DSTQQSS
« nov jan »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031 

Pinterest

  • Como usar a sua park
  • Como usar veludo? Ca
  • 17991117_10911554143
  • Parece que 2016 foi
  • laura stone jeans e
  • butterfly tattoo / f
  • What insect is more
  • Preto Ombro Tatuagem
  • Veja nossa seleção c
Follow Me on Pinterest

Descrevendo Nuvens - Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2017 - Ilustração por Juliana Rabelo