A importância da leitura - Descrevendo Nuvens
03 • jan • 2017
outros category image
Jess Ribeiro

A importância da leitura

Eu sei que essa frase é muito falada e que provavelmente vocês já ouviram dizer o quanto a leitura é essencial e maravilhosa. Decidi escrever esse post pois esse ano quero bater à meta de ler pelo ou menos 15 livros missão difícil já que nos dias de hoje temos tantas opções de entretenimento como: internet, televisão e celular, a leitura acaba ficando como última opção quando se trata de sair do tédio, mas vou mostrar que não e você vai colocar seus livros em primeiro lugar.

Nosso maior problema:

Quando o assunto é leitura, infelizmente o Brasil não é um exemplo. De fato posso afirmar que existem brasileiros que nunca se quer leram 1 livro na vida. Só para vocês terem noção enquanto os brasileiros leem 5 livros por ano, os finlandeses leem 21, e essa falta do hábito da leitura causa um forte impacto na interpretação de texto. Quase metade do país é composta por analfabetos funcionais, pessoas que apesar de saberem ler, mas não sabem interpretar, daí a importância de incentivar a leitura cada vez mais. Eu mesmo conheço pessoas que nunca leram 1 livro na vida e mesmo eu tentando incentivar nem sempre funciona.

Os benefícios: 

Não sei se vocês disso, mas eu sofro com o estresse e ansiedade. Então uma das coisas que mais me ajudam a diminuir meu estresse e a ansiedade é ler um livro pois apenas lendo sou capaz de esquecer meus problemas e viajar para outros mundos.

E se você é daqueles que reclamam do preço de tudo saiba que você pode conseguir livros de graça, vá à biblioteca mais próxima ou a um sebo. E-books também são boas alternativas.

Como criar um hábito de leitura?

Tem gente que nunca leu e já fala que não gosta. Criar um hábito de leitura não é algo difícil e muito menos impossível. Se você ainda não tem o hábito de ler, vou te dar algumas dicas:

O que você gosta? Procure ler apenas temas que você goste e que chamem a sua atenção assim é mais fácil começar e também terminar um livro. Esse é o passo inicial para que você desenvolva o hábito da leitura e olha que quando você começa dificilmente você vai conseguir parar. Existem milhares de opções: romance, fantasia, drama, aventura, autoajuda e muitos outros.

Pesquise: Gosta de algum filme? De algum gênero? Então procure ou leia mais sobre. Nos dias de hoje dificilmente existe um filme que não tenha um livro então vale a pena dar uma pesquisada ou ler resenha.

Vá até uma livraria: Quando você vai até uma livraria, você entra no clima isso faz com que você olhe bastante livro e acabe se interessando por um.

Crie metas e tenha sempre um por perto: Eu esse ano criei a meta de ler 15 livros e isso já fez com que eu abrisse meu primeiro livro e uma das coisas que eu mais faço é colocar o livro dentro da bolsa pois assim sempre que eu estiver no tédio eu leio.

Comece com um pequeno: Essa dica é para quem realmente odeia ler e quer criar esse hábito pegue livros mais finos com menos pagina. Depois que terminar vai aumentando o numero das paginas e aos poucos vai estar lendo livros com mil paginas sem se importar.

Espero que vocês tenham gostado do post e não se esqueçam comentar em baixo o que vocês acharam. Ler é apenas questão costume e eu espero que nesse novo ano vocês consigam ter isso como meta. E tempo, você vai perceber que quando a leitura é prazerosa e vai começar a ler mais e mais livros.

Tags:


Deixar um comentário

8 Respostas para "A importância da leitura"

Luana
03-01-2017 @ (19:20)

eu adoro ler! ano passado foi bem corrido e não consegui ter tempo! é uma coisa que quero mudar esse ano! 😀
e achei as dicas bem legais!
eu faço muito isso: leio resenhas na internet ou simplesmente vou na livraria e leio as sinopses!!

xoxo
Guria do Século Passado

Responder


Jess Ribeiro - janeiro 4th, 2017 em 5:44 pm respondeu:

Sim vamos correr atras de tudo que amamos esse ano. Eu também amo ler <3

Responder


Adriana Alves
04-01-2017 @ (09:05)

Olá Jess
Parabéns pelo objetivo traçado e na torcida para que leia seus 15 livros e nos conte o que achou de cada um deles. Sim, a leitura é uma questão de habito e com tantas distrações (principalmente o celular) as vezes esquecemos do quanto é importante treinar o cérebro com a leitura.
Beijos e Feliz 2017
Adriana Alves
http://www.viagenssaboresetc.blogspot.com.br

Responder


Jess Ribeiro - janeiro 4th, 2017 em 5:44 pm respondeu:

Fico feliz que você tenha gostado do post! Sim, é questão de hábito acho que aos poucos todos que não gostam podem começar a gostar de ler

Responder


Bárbara Daisy
04-01-2017 @ (19:52)

Olha Jess, eu amo ler! Se eu não trabalhasse em jornada dupla leria mais livros do meu interesse. Leio muitos pedaços de livros num ano, de MUITOS livros. Mas os livros que auxiliam no meu trabalho autônomo, como corretora e orientadora de trabalhos acadêmicos. Amo ler e digo mais, o enriquecimento pessoal que a leitura nos traz, é impagável e inimaginável.

:**

Responder


Jess Ribeiro - fevereiro 11th, 2017 em 4:05 pm respondeu:

Sem duvidas falou tudo!

Responder


Dani Ramos
05-01-2017 @ (09:39)

Eu sou viciada em leitura…adoro ler seja livro ou revista..Sou suspeita para falar, afinal me formei em Letras.

Dani Ramos
http://donaengenhosa.com.br/

Responder


Jess Ribeiro - fevereiro 11th, 2017 em 4:02 pm respondeu:

Somos duas então menos na parte de se formar em letras

Responder


Último vídeo

Arquivo calendário

janeiro 2017
DSTQQSS
« dez fev »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031 

Pinterest

  • Como usar a sua park
  • Como usar veludo? Ca
  • 17991117_10911554143
  • Parece que 2016 foi
  • laura stone jeans e
  • butterfly tattoo / f
  • What insect is more
  • Preto Ombro Tatuagem
  • Veja nossa seleção c
Follow Me on Pinterest

Descrevendo Nuvens - Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2017 - Ilustração por Juliana Rabelo