Organização

Produtividade

Finanças

Dicas

Insira o seu e-mail ao lado e fique por dentro de todas as atualizações do blog:

Dicas para economizar dinheiro

26 agosto 2016
Fonte: Melina Souza - serendipity

Fonte: Melina Souza – serendipity

A crise está batendo na porta e essa é uma boa hora para economizar dinheiro. Grande parte dos brasileiros estão ficando desempregados e lotados de conta para pagar, principalmente conta de cartão de credito. 

O fato é que grande parte dos brasileiros não sabem economizar e com nossa querida cultura do consumismo não ajuda em nada no assunto.  Eu sei que é meio exagerado quando eu digo, mas grande parte das pessoas quase tem um infarto no fim do mês por estarem sem dinheiro e com varias contas para se pagar. É conta de cartão de credito, conta de telefone, luz, água, internet…

A grande verdade que ninguém quer falar é que nós fomos educados errado, não poupamos quando deveríamos e gastamos bem mais do que recebemos. Logico que isso não se aplica a todos, mas grande parte das pessoas fazem isso. Quer um exemplo? Qual é a primeira coisa que você pensa quando sabe que vai receber um aumento? Tenho quase certeza que algumas de vocês pensaram em comprar algo que quer e também pensaram em como vai gastar esse dinheiro! Grande parte das pessoas gastam esse dinheiro pois a maioria das pessoas fazem isso, pois pensam: “Agora que eu tenho mais dinheiro eu posso comprar o que antes eu não podia”.

Vamos fazer o seguinte, vou fazer um post super bem detalhado para vocês explicando vários motivos que fazem você querer comprar mais e mais compulsivamente sem ao menos precisar, mas nesse eu vou apenas dar algumas dicas simples para vocês não ficarem tão endividados.

faça uma lista

Você não precisa? Então você não compra! Simples né? E sabe o que ajuda a manter o controle? Uma lista. Faça uma lista com absolutamente tudo que você precisa e depois faça uma lista com tudo que você  quer mais não é algo urgente. Isso vai te ajudar a manter o foco.

esqueça o cartão de credito

Essa frase é complicada não acham? Porque se não tem dinheiro, passa no cartão! É tão rápido, mas nada é tão fácil quanto parece! O cartão de credito só te faz ter a impressão que você pode comprar tudo quando na verdade a unica coisa que vai acontecer e fazer você se atolar em dividas. O cartão deve ser deixado em casa e usado apenas em momentos de emergência.

pague em dinheiro

Quer algo? junte dinheiro para comprar, assim você evita prestações ou faturas altas no cartão. E sem contar que vocês apenas pagando em dinheiro vai ajudar a você a ficar ciente de quanto realmente tá saindo do seu bolso.

pesquise antes de comprar

Isso é o mais importante! Você deve pesquisar antes de comprar assim poderá achar o menor preço economizando ainda mais no fim do mês!

Eu sei que essas dicas são muito obvias, porém grande parte das pessoas não conseguem ter disciplina e acham que é muito mais fácil gastar dinheiro do que poupar ou investir. Lembre-se que para conseguir as coisas que você quer é necessário ter que poupar dinheiro e se mesmo assim você não conseguir fazer o que né? Afinal o dinheiro é seu e você é a dona da sua própria vida e tem que decidir o que é melhor para si mesmo.

Espero que tenham gostado do post e não se esqueçam de comentar o que achou 

Posts Relacionados

Comente pelo Facebook

Deixe seu comentário

11 Comentários

  • Débora
    set 01, 2016

    Ótimas dicas! Fazer uma lista é uma ótima ideia para ajudar a manter o foco. Na hora de comprar a gente acaba se encantando com outras coisas e esquece de comprar o que realmente era para comprar (quem nunca?! hahaha )
    Beijinhos ♥

    Contadora de Histórias

  • Bia Martins
    ago 30, 2016

    Tenho tentado seguir essas regras, preciso lembrar de anotar sempre!
    O cartão de crédito tento nem sair mais com ele haha.

    beijo
    http://www.blogbelatriz.com
    YouTube Belatriz
    Facebook Belatriz
    Siga também o instagram do blog @blogbelatriz.

  • Lanna
    ago 30, 2016

    Eu faço lista do que quero todo o mês, são 20 itens e acabo comprando uns 5. Preciso colocar menos itens hehe.
    Costumo parcelar tudo pra comprar mais, péssimo hábido fico com parcelas de 20,30,40,50 e quando somo todas dá uns 500,00. socorro!
    Mais eu sempre pesquiso o melhor preço.
    hehe
    Preciso de ajuda.

    • Jess Ribeiro
      Jess Ribeiro
      set 18, 2016

      nossa isso é um perigo estou fazendo de tudo para economizar e quando quero eu compro e pago a vista está ajudando muito isso

  • Fernanda
    ago 29, 2016

    Adorei as dicas! Eu nem sei onde tá meu cartão de crédito, acredita? HAHA Melhor assim. É bom ter um consumo consciente e economizar no que da né?
    Beijos! <3

  • BlahOestraich
    ago 29, 2016

    Oi Jess, tudo bem?
    Bah concordo com você, somos muito consumistas!
    Eu tento me organizar e comprar só que preciso ou desejo muito!!
    Mas as vezes, acabo comprando por impulso principalmente cosméticos! kkk
    Adorei as dicas, eu faço lista e as vezes dependo do que pesquiso antes de comprar!

    uma ótima semana para você!
    beijos
    http://www.blahoestraich.com.br

  • Jéssica Marques
    ago 29, 2016

    Jéss, esse post veio na hora certa! Tô bem nessa de me organizar pra guardar dinheiro. E nossa, obrigada!!! Eu sou bem dessas pessoas que quando tem um dinheiro a mais já fica pensando no que gastar. Tenho que parar u r g e n t e m e n t e.
    Beijão
    http://radioactivebookss.blogspot.com.br/

  • Fran Oliveira
    ago 26, 2016

    Jess, que dicas incríveis são essas! Acho que uma lista é essencial, até mesmo pra comprar meus livros, sempre eu procuro fazer uma lista com os títulos que estou querendo ler, assim não sair do controle. Não uso cartão, apenas dinheiro mesmo, as vezes uso o cartão do meu pai hahaha. Já aconteceu na época que comprei minha câmera, uma loja vendia um preço absurdo, enquanto a outra vendia um preço bem mais em conta.
    Ótimas todas as dicas vai ajudar a finança de muitas pessoas.
    Beijos,
    http://www.dosedeilusao.com

    • Jess Ribeiro
      Jess Ribeiro
      set 18, 2016

      Nossa você deve ter ficado com raiva até pois já aconteceu isso comigo eu comprei em uma loja e quando olhei em outra estava bem mais barato