Organização

Produtividade

Finanças

Dicas

Insira o seu melhoe e-mail ao lado e fique por dentro de todas as atualizações do blog:

Depressão e os treze porquês

05 maio 2017

Achei que deveria falar sobre isso com vocês, apesar que vários blogs estão falando sobre depressão e também sobre a nova série da Netflix que não eu não assisti, mas eu já li o livro então não sei falar para vocês o que mudou ou se mudou alguma coisa. Só sei que eu queria muito falar com vocês sobre isso…

Se você está passando por um momentos difícil, queria dizer que esse post é voltado para você, e que você pode – e deve – lê-lo até o fim para saber como lidar com isso ou então como lidar com seus amigos e ajudá-los a te ajudar! Porque eu sei que nem sempre é fácil…

Sim, porque eles querem te ajudar, mas muitas vezes não sabem como… Deves saber que nem todos tem o dom de aconselhar nem todos saber lidar com alguém que passa por um momento difícil, por isso eu fiz esse post, pensando em ajudar as pessoas que querem ajudar quem precisa.

Não é besteira

Não importa o que algumas pessoas dizem! A depressão não é uma besteira ela não deve ser diminuída e muito menos deixada de lado. Algumas pessoas acham que é besteira o fato da pessoa estar mal muitas vezes não sabemos o que se passa na cabeça de outra pessoas. Algo que para nós parece besteira para outra pessoa pode ser a pior coisa do mundo. Tente entender que nem todo mundo pensa como você!

Talvez eu nunca saiba por que vocês fizeram o que fizeram. Mas eu posso fazê-los sentir como foi.

Hannah Baker

Não queremos admitir

Uma pessoa em depressão pode não querer falar sobre o que está acontecendo, ou até mesmo pode nem sequer entender o que está acontecendo, então não o force. Não os deixe sozinhos, mas não nos faça falar, quando quiser pode apostar que as palavras sairão sem ser pedidas. Fique do lado e de apoio as vezes as pessoas só precisam de silêncio…

Não somos de vidro

É claro que as pessoas em depressão devem ser olhadas com mais atenção, devem ser privadas de algumas situações que possam expô-las a gatilhos que façam com que se sintam pior, mas não são de vidro, você não precisa escondê-la do mundo e protegê-la de todo o mal. Deixe que a vida vá fluindo…

Pequenos passos, grandes conquistas

Calma, uma pessoa com depressão não vai querer aceitar o seu convite para uma super balada no fim de semana de uma forma tão fácil! Não é que ela não queira ir, e entendemos que você fez esse convite com as melhores intenções, mas não é tão fácil assim… Uma coisa de cada vez vai com calma com algo mais tranquilo. A casa e a cama são o porto seguro de quem está em depressão, não queira afastá-lo assim de uma vez!

Dê o ombro amigo

Deixe a pessoa chorar, não minimize o sofrimento de quem está em depressão, nada de falar que é preciso ver o lado bom da vida e todos esses conselhos prontos que ouvimos por aí. Diga que a vida tem picos, altos e baixos e que você estará lá em todos eles. Que a pessoa pode contar com você e que você irá respeitar esses momentos.

Fique atento!

Infelizmente sabemos que muitos casos de depressão terminam em suicídio. Você não precisa vigiar a pessoa 24 horas por dia, mas fique atento, normalmente essas pessoas são pequenos sinais e isso já é um alerta para procurar ajuda profissional é indispensável nessas horas!


Antes de vocês começarem uma discussão no post ou no meu e-mail  quero que vocês saibam que eu não sou nenhum tipo de profissional. Quem está com depressão ou apresenta algum sinal dessa doença deve procurar ajuda PROFISSIONAL! Se você conhece alguém que passa por isso não vire as costas, mas de sua mão para ajudar.

A serie e o livro falam sobre diversos outros assuntos como bullying, assedio… Caso vocês queiram outro post sobre isso me falem!

Espero que tenham gostado do post!

Um beijo, um queijo e até o próximo post!

Posts Relacionados

Comente pelo Facebook

Deixe seu comentário

10 Comentários

  • Carol
    maio 18, 2017

    Depressão não é frescura! As pessoas tem que parar com essa mania de achar que é coisa de desocupado… é uma doença séria e que merece ter a devida (ou até maior) atenção. Excelente post, trás mais sim, quanto mais gente falando disso, melhor!
    Tem post novo lá no blog, um beijo ♡

    Blog | Facebook | Instagram

    • Jess Ribeiro
      Jess Ribeiro
      jul 02, 2017

      Pode deixar que eu vou começar a escrever mais sobre esse tipo de assunto! O blog em breve mais mudar mais ainda quero trazer todas vocês leitoras cada vez mais perto de mim fazendo com que vocês sintam que o blog faz parte do dia-a-dia de vocês!

  • Camila Faria
    maio 15, 2017

    Como é importante saber q você não está sozinho, q existem pessoas disponíveis para te dar todo o apoio necessário. Bacana demais o post!

    • Jess Ribeiro
      Jess Ribeiro
      jul 02, 2017

      Que bom que você gostou! Temos que mostrar para as pessoas que podemos ouvi-las e ajuda-las caso seja necessario!

  • Elaine
    maio 15, 2017

    Assunto sério demais….
    Bacana o post sobre viu.

  • Adriana Leandro
    maio 12, 2017

    A depressão é uma doença e as pessoas ao redor devem se conscientizar disso. Não é frescura ou preguiça é alguém que está precisando de tratamento.
    Bjus!

    galerafashion.com

  • Livia
    maio 12, 2017

    adorei o post, acho que pelo menos a serie levantou o quanto a questao é seria, e mts vezes nao damos importancia aos sentimentos dos outros

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

    • Jess Ribeiro
      Jess Ribeiro
      jul 02, 2017

      Sem dúvidas as vezes nós não damos tanta importância para os outros acho que a serie é boa por conta disso!