Organização

Produtividade

Finanças

Dicas

Insira o seu e-mail ao lado e fique por dentro de todas as atualizações do blog:

Tenha um blog responsivo!

18 julho 2017

Eu ainda não desisti do blog como algumas pessoas sugeriram por aí! Eu vim falar para vocês de um assunto bem legal e que interessa todo mundo que é apaixonado pelo seu blog e quer cada vez mais melhorar eles.

Quem aí já ouviu falar na palavra “responsivo”? Hoje em dia muitos blogs já aderiram aos layouts responsivos e se você ainda não se inclui nessa lista, eu vim aqui para te apresentar ao mundo responsivo e te convencer dos porquês de ter um blog assim. Para que vocês entendam, vou tentar explicar da forma mais fácil possível ??‍?

Primeiramente saiba de muitos dos seus leitores ou fãs utilizam o smartphone para acessar suas redes sociais favoritas e é claro que muitos fazem isso com os blogs que amam. Então é óbvio que é necessário se adequar para que seu blog seja compatível com essa funcionalidade.

O que é um layout responsivo?

Para explicar melhor caso você esteja navegando pelo blog pelo computador você pode fazer diminuir a página e verá que ele vai se adequar ao tamanho que você quiser ou abrindo diretamente do seu smartphone. Vocês repararam que em cada tamanho de tela o blog aparece de uma forma diferente?

Sabem por que isso acontece? Porque o layout do Descrevendo Nuvens é responsivo! Isso significa que em qualquer lugar onde ele for aberto, seu layout se adaptará ao tamanho da tela. Se você usar um celular para navegar no blog, seu layout será exibido com a sidebar, que normalmente fica ao lado, lá embaixo de todos os posts. Tudo se adapta à tela, desde as fontes até as imagens!

Quais são as vantagens???

A experiência que o usuário tem com o layout responsivo é muito melhor. Pode parecer coisa boba, mas só o fato de você tornar o seu blog agradável aos seus leitores na hora de ler e navegar, já é alguma coisa e, pra mim que também sou leitora, faz total diferença e também confesso que andei descartando alguns blogs por não serem isso porque na hora de comentar em algum post fica quase que impossível sem contar que é ruim e cansa facilmente.

É fácil criar um layout responsivo sozinho? Quanto custa??

Eu não mexo com a parte responsiva se de um layout quando eu fiz o meu paguei o trabalho de Suzana do Iunique. Se você não tem conhecimento ou não quer aprender a fazer, hoje muitas web designers já trabalham com esse tipo de layout e você pode comprá-los. O preço varia de designer para designer.

E para assustar um pouquinho vocês sobre isso eu queria ressaltar uma coisa, mas não se assustem,ok? É que o Google pune os sites que não são responsivos. Como assim? ? O Google agora dá mais relevância para os layouts que são responsivos nos resultados de buscas, então, se o seu blog não tem um layout responsivo, quando alguém pesquisar algo que poderia aparecer seu blog nos resultados, o Google vai preferir por mostrar um blog que tenha um layout responsivo. Complicado eu sei! Então está aí um dos porquês vocês deveria dar atenção para isso.

Você pode confirmar se seu blog está com layout responsivo pelo Teste de Compatibilidade com Dispositivos Móveis. Esse teste irá dizer se seu blog é ou não responsivo.


Bom, é isso! Se vocês quiserem mais post sobre esse universo do blog e só me falar, eu sei que ultimamente está meio vazio o blog, mas aos poucos eu vou aparecendo aqui para vocês!

Até o próximo post e espero que tenham gostado.

Até mais unicórnios ?

Posts Relacionados

Comente pelo Facebook

Deixe seu comentário

20 Comentários

  • Dani Ramos
    jul 30, 2017

    Fica bem mais prático o blog responsivo, não é mesmo? Há pouco tempo arrumei o meu para ficar assim e achei que ficou perfeito..

    Dani Ramos
    http://donaengenhosa.com.br/

    • Jess Ribeiro
      Jess Ribeiro
      jul 30, 2017

      Fica tudo muito melhor quando esta responsivo! Eu acho que ja deveriam ter lançado um tutorial de como faz isso para geral porque facilita demais

  • Fernanda
    jul 27, 2017

    Olá!!

    Que bacana, adorei conhecer este termo “responsivo”, obrigada por compartilhar conosco.

    Um beijo,

    My Pure Style x My Instagram x My Facebook 

  • Camila Faria
    jul 25, 2017

    Nem me fale Jess, que estou precisando resolver esse lance da responsividade para ontem… (mas vivo adiando) Beijo, beijo :*

  • Pathy Guarnieri
    jul 24, 2017

    Menina, não sabia disso! Achei o post interessantíssimo e bem informativo!

    Beijo!

  • Lívia Madeira
    jul 24, 2017

    eu precisava mt mudar varias coisas das configurações do Tofu, inclusive isso de ser responsivo, que o meu infelizmente ainda nao é

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

  • Anna Zanatta
    jul 24, 2017

    Uma vez eu fiz esse teste pra saber se o meu era Responsivo e deu que sim 🙂

    Esse post é super útil amôura 🙂

    Beijão !

    | O Blog Que Não é Blog |

    | Julinha e os Vídeos – Canal do Youtube |

    | NeoBux – Aprenda a Fazer Mini Trabalhos e ganhe em Dólar |

  • Adriana Leandro
    jul 22, 2017

    Gostei bastante das suas dicas. É sempre bom aprender sobre esse mundo dos blogs. Vou gostar de ver mais posts sobre esse assunto.
    Bjus!

    galerafashion.com

  • Gabs Dutra
    jul 22, 2017

    Teu blog é um amorzinho, eu amei o post <3
    Eu mesma fiz meu layout e fiquei preocupada na hora de saber se ele era ou não responsivo, mas fiz esse teste ai e ele era hahaha

    Beijão > http://www.seteprimaveras.com

    • Jess Ribeiro
      Jess Ribeiro
      jul 24, 2017

      Olha que booom! É assim que a gente vê quais blogueiras estão prontas para reinar na blogosfera ?

  • Fe
    jul 22, 2017

    Adorei as dicas! Eu to com um problema no meu último post que parece simples de resolver, mas não consigo. Quando abro no celular, as imagens que são bem pequenas no computador, ficam enormes na tela do celular, estragando totalmente a qualidade. 🙁 Nunca tinha acontecido isso. Você sabe o que pode ser?
    Beijo!

    • Jess Ribeiro
      Jess Ribeiro
      jul 24, 2017

      Deve estar com algum tipo de erro no código que não faz com que ele diminua! Eu vou perguntar para a Su que fez meu blog e eu te mando um e-mail se puder tá bom ?

  • Carla Carrais
    jul 22, 2017

    Oi, adorei o seu blog e o post, muito útil!
    Te convido a conhecer o meu <3

    Um beijo
    Carla Carrais | http://www.cahcarrais.wordpress.com