Organização

Produtividade

Finanças

Dicas

Insira o seu melhoe e-mail ao lado e fique por dentro de todas as atualizações do blog:

Como escolher seu nicho de mercado?

06 janeiro 2019

Como escolher seu nicho de mercado?

Para você começar a se destacar no mercado você precisa saber exatamente qual é o seu nicho. Saiba que para qualquer tipo de negocio é necessário sim definir qual é o tipo de publico que você quer atingir e para isso que servem os nichos para mostrar exatamente sobre o assunto no qual você é uma autoridade.

Quem são as pessoas que você quer influenciar?

Acho que é essa uma das principais perguntas que vocês devem responder! Ter um nicho no blog pode te ajudar a saber exatamente o que o seu publico quer fazendo com que você se torne um expert no assunto em questão. Lógico que para tudo isso é necessário o minimo de estudo não é da noite para dia.

Então não basta apenas escolher um grande nicho no mercado (ex: Finanças, Desenvolvimento Pessoal, Relacionamentos, Emagrecimento, Viagens…). Você precisa escolher um nicho ou pedaço desse grande mercado para tratar apenas desse assunto.

Qual é o nicho de mercado que você quer entrar? 

Leia com atenção o que eu vou escrever agora:

A escolha de um nicho requer um tempo para refletir. Você vai estar escolhendo um assunto em questão que agrade tanto você quanto o seu publico e vai estar falando dele SEMPRE ou seja escolher um assunto que não te agrada pode te deixar frustado já que vai existir milhares e milhares de outros blog’s falando sobre o mesmo assunto.

Sim, você vai ter milhares de concorrentes, mas isso não é motivo para desistir!

Você precisa dar o que o consumidor quer e precisa encontrar um jeito de descobrir o que ele quer.” – Phil Knight, co-fundador da Nike

Antes de dar dicas preciosas sobre como descobrir seu nicho para criar seu blog ou reformar seu blog saiba que tudo que eu escrevi aqui é depois de muitas pesquisas e estudo assim consegui reunir muitas informações em um post só para poder ajudar vocês.

Vai ter muita concorrência: 

Tem mais de 200 milhões de blogs no mundo e existe publico para todos que criam conteúdo então não precisa se desesperar caso o seu blog não esteja indo tão bem quanto você queira. Os principais nichos do mercado são:

  1. Saúde e Fitness;
  2. Relacionamentos;
  3. Finanças
  4. Imoveis
  5. Autoajuda

Dentro desses principais nichos existem os subnichos (ex: dieta, perda de peso, ganho de peso, hipertrofia, longevidade) e todos eles tratam de apenas um assunto no geral, você não vai entrar em um blog sobre finanças e achar uma categoria sobre eletrônicos por exemplo.

Trate de falar apenas sobre um assunto.

Não estou falando que você necessariamente precisa falar sobre uma coisa só! Se você tem um blog para robbie tudo bem você falar sobre tudo! Não tem problema nenhum, blog’s de antigamente falavam sobre tudo que queriam e mesmo assim alguns conseguiram se destacar no mercado, mas esse post é apenas quem quer se destacar no mercado e se tornar uma autoridade no nicho escolhido. 

Qual é o assunto que você mais gosta de falar?

Foi essa a pergunta que mais me ajudou a encontrar o nicho para o meu blog eu amava falar sobre desenvolvimento pessoal, finanças, e marketing e mal percebia que era esse o assunto que eu deveria falar no blog então depois de muito estudar eu decidi até mudar o layout dele para algo um pouco mais adulto e muito feminino.

Eu errei demais ao criar o blog por criar e fazer qualquer post nele apenas por visualização eu perdi dinheiro e tempo. Aprendi com meu erro!

Por onde começar:

  1. Deve ser algo pelo qual você seja apaixonado.
  2. É importante que esteja associado a uma de suas competências. Você realmente é bom nisso?
  3. Entenda o mercado no qual você vai entrar. Pesquise seus concorrentes, reveja o post deles, os principais erros e quais os pontos que ainda não foram abordados.

Seja competente:

É extremamente importante que você tenha conhecimento em relação ao nicho escolhido. Isso não é essencial, pois nada impede que você encontre um nicho e decida estudar para se tornar um especialista no assunto.

Eu por exemplo gosto muito de moda e quando criei o blog foi um dos principais assuntos que eu escrevia no blog, mesmo eu não sabendo de quase nada só colocava sobre determinada tendencia e pronto.

As vantagens são:

Concorrência: Um blog profissional pode dominar com sucesso seu nicho de mercado a tal ponto que ele será “dono” do nicho e dificilmente terá concorrentes. Por exemplo: O blog da Bruna Vieira o Depois dos Quinze é único quando se trata de assuntos relacionados a adolescências esse é o público dela.

Melhoria: Como estes blogueiros geralmente são especialistas em seus nichos de mercado, eles constantemente procuram se manter atualizados, dificultando ainda mais a entrada de novos competidores.

Negócio focado: Facilidade em pesquisar novos assuntos no mercado assim não perdemos tempo/esforço em buscar novas oportunidades ou mudar dramaticamente suas estratégias de marketing.

Ferramentas para Pesquisa e Análise de Nichos de Mercado:

Keyword Planner (gratuita)

Moz Bar (gratuita)

Open Site Explorer (gratuita)


Conclusão

Não, não é fácil decidir definitivamente qual é o nicho perfeito para o seu blog isso trata-se de um passo muito importante para que você consiga se destacar no mercado.

Lembre-se feito é melhor que perfeito e você pode fazer com que o assunto que você trata no blog seja único escolher um nicho é fundamental para definir o sucesso do seu negócio.

Invista o tempo que for necessário nesta atividade, pois ela pode determinar o sucesso do seu blog mesmo que você já tenha criado ele nunca é tarde para recomeçar.

Tente se especializar ainda mais seu nicho para eliminar a concorrência ou, em última instância, até escolher um novo nicho para atuar.

Espero que tenham gostado do post.

Com amor, Jéss!

Posts Relacionados

Comente pelo Facebook

Deixe seu comentário