8 motivos para incluir o alongamento na sua rotina de exercícios

 

Alongamento

 

Você sabia que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de 80% da população do mundo irá desenvolver dores na coluna em algum momento da vida? Esse dado chega a ser assustador, mas reflete bastante sobre uma larga população que ainda é sedentária e não inclui nenhum tipo de exercícios físicos em sua rotina diária. Além disso, ao longo dos anos é natural que haja uma redução da força muscular, da flexibilidade e do equilíbrio, fatores que influenciam diretamente no desenvolvimento de dores e de possíveis lesões. Mas o que muita gente não sabe é que o alongamento, por mais inocente que pareça, pode ser uma das principais chaves para reverter isso. 


A falta de tempo e a preocupação exacerbada com a estética acabam sendo uma das principais razões para que o alongamento seja sempre uma segunda ou terceira opção. E olhe que às vezes sequer é uma opção! A maioria das pessoas desconhece os enormes benefícios do alongamento e eles vão muito além de apenas melhorar a flexibilidade.

Quer saber alguns deles? Vamos listar para você!


1)    Contribui no desenvolvimento da consciência corporal;
2)    Melhora a qualidade do sono;
3)    Ajuda na evolução do equilíbrio muscular, auxiliando também na correção postural;
4)    Previne dores e lesões;
5)    Diminui as tensões musculares;
6)    Proporciona relaxamento;
7)    Ativa a circulação do sangue; 
8)    Ajuda na flexibilidade muscular e na amplitude dos movimentos

 

Qualquer pessoa, qualquer pessoa MESMO, está apta para fazer exercícios de alongamento. Então, não tem desculpas esfarrapadas. Seja com maior ou menor predisposição para essa atividade, o importante é realmente começar e dar uma chance a essa atividade que traz tantos benefícios para quem a pratica. Mas uma coisa é importante: para quem está começando, o ideal é que a intensidade dos exercícios seja baixa e que as limitações articulares individuais sejam sempre respeitadas. O alongamento ele pode ser praticado diariamente, sem problema algum. Inclusive, é bastante comum que o alongamento seja feito antes ou depois de outras atividades, como a corrida, a musculação, a caminhada, natação, o ioga, ciclismo e etc. Fazer primeiro ou depois, na verdade, não importa, os benefícios são os mesmos.


Quer praticar o alongamento diariamente, mas não sabe por onde começar? Uma alternativa muito boa para começar é fazer aulas de alongamento. Essa modalidade vai te ajudar a alongar o corpo inteiro e realmente destinar um momento do seu dia para a prática, onde você vai ter a oportunidade de trabalhar tanto a mente quanto o corpo. Afinal, quem se alonga tem mais chances de conseguir relaxar e diminuir o estresse ocasionado pela correria do cotidiano. Vivenciar uma aula pode ser uma experiência diferente e surpreendente.  Ao final da aula você já consegue sentir alguns benefícios como, por exemplo, a sensação de relaxamento, bem-estar, alívio de dores, sensação de melhora na postura e liberdade articular. 


Seja qual for a sua idade, apostar no alongamento é sempre uma boa ideia, você vai poder mexer todo o corpo desde a cabeça até os dedinhos dos pés. Na internet, você encontra várias aulas de alongamento, de apenas alguns minutos, e que você poderá executar os movimentos em qualquer lugar da sua casa ou ao ar livre, caso não frequente uma academia. Além disso, para os maiores de 60 anos, os benefícios podem ser dobrados. 


Então, já está preparado (a) para começar a se alongar diariamente e usufruir de muitas coisas boas no seu dia a dia? Seja onde ou como for, movimente-se! Sua saúde, seu corpo e sua mente agradecem e agradecerão para sempre. 
 

 

 

 

 

Blog post relacionado