5 alimentos que aumentam a serotonina e ativam o bom humor

 

Alimentos que aumentam a serotonina e ativam o bom humor

 

Cientificamente falando, a serotonina é um neurotransmissor que atua diretamente no cérebro, estabelecendo comunicação entre células nervosas e podendo ser encontrada também nas plaquetas sanguíneas e no sistema digestivo. A serotonina é produzida através de um aminoácido chamado triptofano, que é obtido por meio da alimentação.

Ela regula o humor, mas também o sono, o ritmo cardíaco, a temperatura do corpo, a sensibilidade e as funções cognitivas. A sua ausência pode causar inclusive falta de concentração em atividades básicas do dia a dia, como estudar, trabalhar, participar de reuniões, fazer leituras ou até mesmo ver algum produto audiovisual, como filmes, novelas e séries. 


Esse neurotransmissor também possui a capacidade de regular as náuseas, aumentar a saúde óssea e também a libido sexual. Existem alguns sinais de que você está com baixa concentração de serotonina no organismo como, por exemplo, mau humor ao acordar, sonolência durante o dia, alteração do desejo sexual, dificuldade no aprendizado, distúrbios de memória, irritabilidade e vontade de comer a todo momento, especialmente comidas doces. Uma das formas de aumentar a concentração de serotonina na corrente sanguínea é consumindo alimentos ricos em triptofano, praticar exercícios físicos com regularidade e, em casos mais severos, tomar remédios. 


Mas quais são os alimentos que podem ajudar a elevar a serotonina? A lista é bastante larga. Escolhemos aqui alguns que podem ser introduzidos com facilidade na sua dieta diária e que também não vão afetar no bolso, ou seja, são opções baratas. Esses alimentos podem ser consumidos ao longo do dia, em pequenas quantidades. Confira abaixo:


1)    Banana 

Os principais benefícios da banana são dar energia, diminuir o apetite e aumentar a sensação de bem-estar. Isso acontece justamente porque a fruta é rica em triptofano, um aminoácido que faz aumentar a produção do hormônio serotonina. A banana é um alimento rico em vitaminas e pode ser introduzido em qualquer momento do dia, inclusive é um excelente pré-treino. 


2)    Tomate

O tomate também ajuda na criação de serotonina. Além de ser um alimento que dá sabor e pode ser introduzido em vários pratos, há quem também coma tomate cru, com um pouquinho de sal e também é possível fazer o suco do tomate. É uma opção prática, barata e muito saudável também. 


3)    Leite e seus derivados

A proteína do leite é extremamente benéfica para a saúde, pois garante o fornecimento de aminoácidos, ajuda na construção de massa muscular, na proteção do organismo e também na saciedade. Além disso, o leite e os seus derivados quando introduzidos da maneira correta na dieta ajudam na produção de serotonina e, consequentemente, na ativação do bom humor.


4)    Frutas secas

A famosa castanha do Pará, a castanha do caju, as nozes e as amêndoas, por exemplo, ajudam no equilíbrio intestinal, possibilitam uma dieta mais rica e mais saudável e ainda auxiliam na produção da serotonina. Em todos os sentidos, vale a pena investir nesse tipo de alimento, que são vendidos com um precinho melhor nas lojas de produtos naturais do que no supermercado (diquinha extra!). 


5)    Chocolate

Tínhamos que deixar o queridinho de todo mundo no final só para dar uma pitada adocicada nessa lista. O chocolate negro além de delicioso, aumentam os níveis de serotonina. Mas é importante lembrar que o percentual de cacau também vai influenciar na eficácia desse alimento. Ah! E é importante não exagerar. Normalmente, quando comemos chocolate sempre queremos mais e mais, mas para usufruir dos benefícios dele, é necessário comer uma quantidade equilibrada para evitar o desenvolvimento de outros problemas, como o acúmulo de gordura corporal. 

A serotonina também é conhecida como o hormônio da felicidade. Então, investir em alimentos que aumentem o seu nível no organismo, é uma ótima alternativa para quem quer viver de maneira mais leve, alegre e feliz. 
 

 

 

Blog post relacionado