Conheça 5 grandes benefícios da caminhada diária

 

Quando falamos em caminhada, muitas pessoas logo pensam que não funciona, que é algo muito inocente, que não faz efeito algum ou simplesmente que é ideal apenas para pessoas mais idosas. Mas a verdade é que a caminhada possui benefícios para saúde e também para o bolso. Afinal, não precisamos gastar nada. Basta simplesmente calçar os tênis, colocar uma roupa confortável e ir para rua. Aliás, dependendo do lugar em que se vive, dá até para fazer a caminhada no próprio condomínio, numa praça ou em uma pista de corrida da vizinhança. Assim como todo e qualquer exercício, a caminhada também pode ser feita no ritmo de cada um, respeitando sempre as limitações pessoais. 
 

Benefícios da caminhada diária

A caminhada é uma atividade física aeróbica que pode ser realizada por qualquer pessoa, independentemente da idade e do condicionamento físico. Por isso mesmo, é uma ótima alternativa para quem está sedentário e quer começar a movimentar o seu corpo. Para que tenha de fato benefícios para a saúde, é importante que a caminhada seja feita de maneira regular e que haja por parte do caminhante bons hábitos alimentares.


Conheça 5 benefícios da caminhada e confira o quanto ela pode te ajudar a reestabelecer a sua saúde ou melhorá-la:


1)    Diminui o inchaço

Sabe aquele inchaço nas pernas e nos tornozelos típicos de quando não estamos fazendo nenhum exercício físico? A caminhada pode ajudar nesse inchaço justamente porque auxilia na circulação sanguínea e na diminuição da retenção de líquidos. Para que o efeito seja ainda melhor, o indivíduo deve beber muita água durante todo o dia. Ao longo da gravidez, inclusive, essa é uma alternativa muito boa para reduzir o inchaço nos pés das mulheres, que é natural dessa condição. 
 

2)    Auxilia na postura corporal

Pelo fato da caminhada envolver vários músculos, articulações e várias partes do corpo, a sua prática regular pode ajudar a reduzir dores e a deixar a sua postura corporal mais adequada para a sua saúde e dia a dia.
 

3)    Previne doenças

Se realizada de maneira regular, a caminhada pode ajudar na prevenção de algumas doenças como, por exemplo, aterosclerose e hipertensão, obesidade, diabetes do tipo 2 e osteoporose. Isso porque os vários músculos são trabalhados durante a atividade física, gerando maior gasto energético, além de promover melhora da circulação sanguínea. Para que a prevenção das doenças tenha eficácia por meio da caminhada, é importante também que a pessoa tenha hábitos alimentares saudáveis, evitando doces, açúcares e gordura em excesso.

 
4)    Fortalece os músculos

Tal fortalecimento acontece justamente porque com a prática regular desse tipo de exercício, os músculos começam a captar mais oxigênio, aumentando a sua eficiência. Ao mesmo tempo, como a caminhada é um exercício aeróbico, há o envolvimento de um grupo de músculos, que precisam atuar em conjunto, o que resulta no fortalecimento muscular.


5)    Melhora o sono

A caminhada promove um nível elevado de relaxamento, porque durante o exercício existe uma liberação de hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar, principalmente a endorfina e serotonina. Esses hormônios atuam diretamente nas células nervosas, podendo combater alterações psicológicas como ansiedade e estresse, o que ajuda automaticamente na qualidade do sono.

É essencial ter alguns cuidados durante a caminhada para que não aconteçam lesões ou situações que podem comprometer o bem-estar da pessoa. Então, atenção! Utilize sempre um calçado confortável com roupas leves, beba pelo menos 250ml de água por cada hora de caminhada, use filtro solar, óculos de sol ou boné caso caminhe na rua e durante o dia, evite horários muito quentes e ruas muito movimentadas e faça alongamento antes e depois da caminhada para evitar câimbras e ativar a circulação. Vamos começar?
 

 

 

Blog post relacionado