Escorregar em uma banheira quente e borbulhante no final de um longo dia é uma proposta relaxante para muitos proprietários de spa. Mas a temperatura da banheira não é uma configuração de tamanho único. Escolher a temperatura certa para o seu spa depende não apenas da preferência pessoal, mas também da segurança e da economia.
Leva um pouco de tempo e experimentação, mas ajustar a temperatura da banheira para o ajuste perfeito vale a pena o incômodo. Revise a ciência do aquecimento da banheira, e o efeito potencial do seu spa na saúde e no orçamento da sua família, e você estará a caminho de encontrar o ponto doce que vai mantê-lo encharcado de conforto.
Noções básicas de temperatura da banheira de hidromassagem
Como as águas agitadas e a chance de retroijecimento com amigos e familiares, o calor em sua banheira é uma de suas principais atrações. Você liga o aquecedor da banheira apenas girando um interruptor ou ajustando um mostrador. Alguns modelos até permitem que você aqueça sua banheira com um aplicativo no seu celular, tablet ou PC.
Novas banheiras de hidromassagem geralmente têm um limitador para evitar que a temperatura da banheira de hidromassagem exceda os 40° C. Algumas banheiras mais antigas podem permitir que você ultrapasse esse limite, mas só porque você pode definitivamente não significa que você deve.
Dica: Mesmo que sua banheira de hidromassagem provavelmente tenha um limitador de temperatura embutido, mantenha um termômetro separado à mão. Você poderá confirmar de forma rápida e fácil a temperatura do seu spa. Você também será capaz de detectar quaisquer problemas potenciais de hardware, como superaquecimento ou falha de aquecimento, antes de entrar na água.
Por que a temperatura da banheira importa
Cada um tem sua própria preferência quando se trata de temperatura da água. Mas é recomendavel seguir indicações das autoridades sanitárias para evitar problemas de saúde potencialmente perigosos.
Riscos à saúde relacionados ao calor
Quando a temperatura do seu corpo atinge ou excede 39°C, você corre o risco de desenvolver várias condições relacionadas à hipertermia (temperatura corporal excessivamente alta), incluindo:
- Brotoeja
- Cãibras de calor
- Insolação
- Exaustão térmica
O risco é ainda maior para idosos, crianças muito jovens, gestantes e portadores de doenças crônicas.
Mesmo que você esteja em boa saúde, passar longos períodos de tempo em água quente pode ser perigoso. Consulte seu profissional de saúde antes de usar uma banheira de hidromassagem, especialmente se você tem um problema cardíaco, pressão alta, diabetes ou outra doença grave, ou está (ou pode estar) grávida.
Converse com seu médico sobre o que é mais seguro para você, e limite a temperatura da banheira e o tempo de imersão de acordo.
As crianças podem usar uma banheira de hidromassagem com segurança?
As crianças não têm a mesma tolerância ao calor que os adultos. Seus corpos menores e pele mais fina os tornam mais suscetíveis ao calor. O CDC recomenda fortemente que crianças menores de cinco anos fiquem fora das banheiras.
As crianças mais velhas devem ser limitadas ao tempo de imersão de cinco minutos ou menos, e evitar a imersão total. Use um temporizador para garantir que eles não fiquem na água por mais tempo do que deveriam.
A melhor abordagem é falar com o pediatra de seus filhos antes de deixá-los dar um mergulho na banheira. Um mergulho seguro é o melhor tipo!
Encontrando a temperatura certa da banheira de hidromassagem
Seu molho perfeito provavelmente vai variar dependendo de quando você está de molho e onde. Por exemplo, você pode querer as coisas um pouco mais frias em uma noite quente de verão do que durante um mergulho de inverno em uma tarde de neve.
Recomendamos começar com a temperatura normal média do corpo, 37°C. Se estiver muito frio, aumente lentamente a temperatura até ficar confortável.
Você pode manter a temperatura da banheira baixa?
A menos que você tenha a sorte de ter um cientista louco morando ao lado e esteja alimentando sua banheira com seu reator nuclear sem licença, você provavelmente está preocupado com a quantidade de energia que sua banheira consome. Você pode até pensar em baixar a configuração de calor da sua banheira de hidromassagem quando você não está usando-o para reduzir seus custos de energia.
A eficiência energética é certamente importante, mas baixar a temperatura pode não estar economizando tanto dinheiro quanto você pensa. Se você usar sua banheira de hidromassagem regularmente e baixar a configuração de temperatura entre cada uso, você pode realmente estar aumentando seus custos de energia.
Reaquecer a banheira cada vez que não só queima energia extra, mas coloca uma pressão sobre o elemento de aquecimento do seu spa, que tem que trabalhar mais para elevar a temperatura da água do que para mantê-la. Isso pode desgastá-lo mais rapidamente do que o uso normal, exigindo que você o substitua com mais frequência do que você realmente precisa.
Claro, isso não significa que economizar dinheiro baixando a temperatura da banheira é impossível. Se você está saindo para umas férias prolongadas ou não planeja usar sua banheira por um longo período de tempo, a queda da temperatura pode ajudá-lo a evitar uma conta de energia alta quando você voltar.
Benefícios de uma baixa temperatura da banheira de hidromassagem
Além de economizar energia, manter o aquecimento do spa baixo pode ter alguns outros benefícios também:
- É mais seguro para crianças, idosos e mulheres grávidas.
- Você pode usar sua banheira para se refresar em dias quentes.
Desvantagens de uma baixa temperatura da banheira
Quase tudo neste mundo tem uma desvantagem ou outra, incluindo temperaturas mais baixas do spa:
- A água pode congelar em climas mais frios.
- Os efeitos redudores de estresse da banheira são diminuídos por temperaturas mais frias.
- A banheira não será utilizável em noites mais frias (ou pelo menos seria bastante desconfortável).
Quão baixo você pode ir?
Se você vive em um clima quente e está usando seu spa durante o verão, você pode definitivamente economizar algum dinheiro (e aumentar o seu conforto) com uma temperatura mais baixa da banheira de hidromassagem. Escorregar em água de 40°C quando está 39°C na sombra não soa tão atraente quanto um spa baixou para cerca de 29°C.
Dependendo do tempo e da temperatura ambiente, você também pode desligar o aquecedor da banheira e permitir que a água esfrie completamente. Então você terá essencialmente uma pequena piscina que você pode relaxar nesses dias quentes de verão.
Cuidado com o congelamento
Pode parecer óbvio, mas não recomendamos definir a temperatura do seu spa em 29°C ou desligar o aquecedor durante o inverno se você viver em um clima frio. Qualquer economia de energia será compensada pelo custo potencial de substituição de tubos de estouro e hardware danificado.
Nesse clima frio, você vai querer tomar precauções como embrulhar os tubos com isolamento para ajudar a protegê-los de temperaturas congelantes e protegê-lo de contas de reparo.
Entre, a água está bem
Equilibrar os gastos com conforto, segurança e energia faz parte de viver sua melhor vida na banheira. E quando você entende como a temperatura da banheira afeta os três, você, seus amigos e sua família podem desfrutar de um banho sem preocupações.
Não se contente com resultados mornos. Se você quer ser legal como um pepino ou torrado como um volume de negócios, a temperatura certa da banheira de hidromassagem para você é uma saudável, aconchegante e segura.
Feliz Imersão!